Carlos Rios

Identificando influenciadores para fortalecer a fidelização e posicionamento da marca

Hoje fiquei meio surpreso ao conversar com um cliente que me fez a seguinte pergunta: Qual o parâmetro que você usa para identificar um influenciador de mercado? E o que fazer de ação com esses influenciadores para criar mais engajamento para minha marca?

Existem dois tipos de influenciadores, os que são muito ativos, muita das vezes são autoridades que sempre geram conteúdo, como os youtubers, e o outro são os nossos clientes potenciais, e são estes que irei abordar aqui.

Neste texto vamos discutir sobre os principais aspectos técnicos e teóricos sobre o tema, e também estudar a viabilidade de embarcar nesse tipo de investimento.

Então, tire da gaveta aquelas estratégias de marketing e encontre onde fala do seu persona. Ele é o seu influenciador, o cara perfeito para tomarmos como parâmetro de influencia da marca.

Geralmente estes são os que mais se engajaram com o produto, que sempre participam de alguma atividade, respondem suas pesquisas, indicam sua empresa para novos clientes, entre outras ações que eles fazem sem pensarem retornos financeiros.

Existem também os que não participam de nada o que você faz, mas que também tem grandes poderes de transmitir a sua mensagem para outras pessoas. Estes não podemos deixar de lado e devemos também criar ações para atingi-los. 

Como identificamos essas “estrelinhas” para o nosso negócio?

Uma das ferramentas que trabalho e indico é um  programas de fidelidade que seja mais CRM que programa de pontos, pois nestes você poderá identificar dados quantitativos e qualitativos, embora o peso maior sempre vai residir no segundo item.

Gosto do programa de fidelidade já acoplado ao CRM, pois dar pontos ao cliente faz com que ele sinta algum benefício em estar participando e, ao mesmo tempo, de uma forma dinâmica podemos obter dados completos dos clientes, identificar pontos de satisfação com sua empresa, dados de consumo e até mesmo relatos de interação com sua marca.

 Identificando os dados quantitativos com o seu CRM e usando o Whatsapp como ferramenta

Com os dados de compra dos clientes que tenham tícket médio alto ou os que mais têm pontos, crie ações que demandam de pouco custo de investimento, mas que irá ser bem vista aos olhos do seu cliente, tal como enviar pelo Whatsapp no dia do aniversário dele um vídeo, uma mensagem ou uma imagem desejando-lhe os parabéns.

Faça você mesmo ou com partes da sua equipe. Tenho certeza que para ele isso terá um grande impacto e acredito que ele não estaria esperando por esta sua gentileza. Outra possibilidade é que ele mostre este conteúdo mostrará para outras pessoas, tendo até mesmo a chance de se tornar viral na internet.

Tome cuidado com ações para toda a sua base. Eu particularmente gosto muito das ações únicas, e as vejo sendo mais efetivas. Lembre se da regra de Pareto “80% do seu faturamento provém de 20% dos seus clientes”.

 Como identificar os dados qualitativos?

Clientes que mencionam a sua empresa nas redes sociais, fazem avaliações, respondem seus e-mails, está sempre presente em seus convites entre outros pontos que você já deve estar imaginando.

Você pode avaliar também por estes três tópicos:

  • Pessoas que estão sempre cheias de comentários, compartilhamentos e curtidas em seus posts;
  • Pessoas tem uma identidade forte nas redes sociais;
  • Pessoas que são reconhecidas pelo que fazem.

Outra forma seria premiar esses clientes com algo intangível, um jantar a dois, um rodízio, um presente via correios com uma carta escrita a mão ou até mesmo com bombons. Coisas simples, mas que geram bastante impacto.

Algo que descobri a quase três anos trabalhando com fidelização de clientes é que estes devem ser tratados como um “namoro”, onde temos que estar sempre esquentando a relação com atitudes intangíveis, que muitas das vezes não precisam nem gastar muito dinheiro, apenas pensar no que elas gostam.

Outro ponto que você também pode atuar são nos problemas. Este é ponto forte das campanhas de influencia da marca das grandes empresas como o Nubank, que em um de seus atos que viralizou na internet, enviou para o seu cliente um cartão novinho com um brinquedinho, onde em uma carta dizia que o brinquedo era para o seu melhor amigo, um cachorro. A Nubank, além de responder cada elogio, ainda postou a história em sua página: “Esperamos que a Belinha tenha adorado o nosso presente e que não precise mais comer roxinhos por aí!”,

Fonte: https://www.facebook.com/CatioroReflexivo/

A reputação da marca e a confiança tornaram-se um bem importante para se destacar diante a concorrência, onde preço, atendimento e estrutura não é mais um diferencial.

A confiança é um atributo extremamente importante e que está totalmente correlacionado com o valor para o cliente.

Resumo

Definir o tempo para estudar os seus influenciadores (ou identificadores), as ações que irá tomar e as conclusões sobre do resultado.

Busque por um CRM, ou software de fidelidade dinâmico, onde possa identificar as ações quantitativas e qualitativas.  Podemos envolver os nossos clientes com custo muito baixo e 60 minutos do seu dia gastos analisando dados e criando ações resultará em um fortalecimento da sua marca na cabeça das pessoas, ou até mesmo ser uma a estratégia de marketing que irá ser viral na internet chegando a muitas pessoas sem ter gasto algum do seu bolso.

Por hoje é só, se você gostou, deixe um comentário que isso irá me motivar a escrever ainda mais sobre minhas experiências aqui no blog.

Até uma próxima.

#tevejolanafrente

Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

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O que é Branding?

Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

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Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

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