Carlos Rios

Como melhorar o meu site no Google?

Como melhorar o meu site no Google?

A otimização do site com os dados do persona é a chave de como conseguir melhorar o posicionamento do seu site no google entre outros buscadores e atrair mais visitantes.

Existem alguns fatores que os mecanismo de buscam usam para encontrar suas páginas um fator importante e o primeiro elemento de SEO  é entender o uso de palavras chaves.

Poderíamos dizer que são as palavras digitadas por desconhecido nos mecanismos de busca, geralmente são problemas que alguém busca resolver e que o seu conteúdo possa ser a solução.

Para atrair este desconhecido ao seu conteúdo você precisará fazer pesquisas por quais as palavras chave estão relacionadas à sua empresa, produto ou setor. Para isso entenda quem é o seu persona.

Quem é o meu avatar ou persona?

Sempre que for criar qualquer ação comece pelo seu persona, pois ele representa o que tornarão seus visitantes em leads e futuramente clientes promotores da sua marca. É preciso entender o que eles procuram, quais suas metas e suas atividades de compras. Por isso, coloque se no lugar dele e faça uma lista de palavras chave que eles pesquisam.

Você pode conhecer como definir o seu persona neste post: “Como definir o persona chave do meu negócio”

Veja o exemplo.

Você já fez um pesquisa e descobriu que o seu persona está acima do peso e não está satisfeito com o seu físico, ou seja ele tem um problema. Portanto, quais as perguntas que ele faria ao tentar resolver o problema que o atormenta?

Ele pode começar a pesquisar:

Como emagrecer

Emagrecer rápido

Emagrecer com saúde, enfim,  várias pesquisas poderiam serem feitas com o objetivo de resolver este problema. Estas pesquisas feitas pelo desconhecido devem ser usadas como palavras chave no seu conteúdo ou para criar títulos persuasivos. Entendeu que você tem que escrever de acordo com as perguntas do seu persona?

Então, após elaborar sua lista de palavras chave, categorize as pela jornada do comprador que elas se encaixam.

  1. Palavras chaves baseadas no setor, fazem parte da fase de conhecimento.
  2. Palavras chave para as quais sua empresa fornece soluções fazem parte da fase de consideração.
  3. E palavras chave sobre decisão de compra fazem parte da fase de decisão.

Vamos agora a um teste,

Que linguagem o persona acima usaria nas pesquisas?

O produto xxxx emagrece?

Qual a melhor dieta para emagrecer?

Use palavras chave casuais e se sua mente está limitada experimente buscar nas redes sociais, ou até mesmo criar um grupo no Facebook, WhatsApp para compreender os problemas do seu persona.

Use o google para te dar uma ajuda

inbound marketingVeja que no exemplo acima eu só  digitei emagrece sa e pode ver que o google já me mostrou o que as pessoas estão buscando.

Você também deve usar a ferramenta do do google keyword tools para encontrar novas idéias e o volume de pesquisa no google.

Use palavras chave de calda longa, ou seja, frase com a sua palavra chave.

Veja como poderíamos usá-la:

5 dicas simples para emagrecer e perder barriga

Dieta para Emagrecer Rápido Diminui 7kg em 1 Semana!

Você obteria resultados mais específicos que respondam melhor sua pesquisa.

Elas são mais específicas e direcionadas, atrairá visitantes mais qualificados que tem mais chances de transformarem em leads e clientes.

Mas entenda que não é apenas criar uma palavra, ou ter uma otimização de site com dados do persona chave que estará na primeira página do google, é preciso se aprofundar entender a quantidade de frequência de pesquisa para elas.

Use o google analytcs ou o hubspot para conhecer o nível de competição.

Após ter os dados da quantidade de pesquisa que se faz nos buscadores, vá até o google novamente e digite esta palavra chave, pois assim verá a quantidade de resultados que a palavra tem e logo a quantidade de resultados que terá que competir.inbound marketing seo

Definição de conteúdo e SEO

Após compreender as suas palavras chaves comece a criar conteúdo mas os mecanismos estão cada vez mais espertos, ele também tentam compreender a  intenção de quem pesquisa, examina todas as palavras relacionadas e depois mostra os resultados. Ele não mostrará apenas as correspondências exatas da palavra chave pesquisadas. Então cabe a você usar linguagem natural e variações de sua palavra chave.

Exemplo:

Perda de peso que é uma variação de emagrecer.

Emagrecer sem ter fome.

Podemos perder peso em poucos dias.

Antes tínhamos que seguir uma ordem,  título, conteúdo, url tudos tinham que ter a palavra chave específica mas na ultima atualização do google tudo isso mudou, você terá que mencionar sinônimos, alterar a ordem das palavras chave, criar caldas longa, criar termos mas com a mesma intenção da palavra chave.

Não fique repetindo a palavra chave sem necessidade.

Então vamos pensar que você já criou o conteúdo e agora é hora de otimizar a página e tornar a palavra chave principal.

Adicione sua palavra chave ao título da página

Defina títulos ao seu conteúdo que contenha sinônimos da palavra chave

inbound marketing seo-titulo

Não se esqueça de definir a palavra chave as suas meta-descrição com menos de 140 caracteres.

inbound marketing metadescrição

Não que ela vá afetar a otimização da sua página mas poderá atrair interessados por conseguirem identificar já na pesquisa o que se refere aquela página.

Inclua links pertinentes ao seu conteúdo, cite outros sites seguros, pois isso irá ajudar a criar confiança no seu site mas não exagere, cite 2 ou 3 sites no máximo.

Crie links para as páginas internas do seu site, leve o leitor a adquirir mais conhecimento sem ter que sair do seu site. Os mecanismos de busca estuda como as pessoas estão interagindo com o seu site, se elas passam para novas páginas, o tempo que permanece no site entre outras.

Certifique se que o seu website é fácil de navegar e que o usuário não precisa ficarem caçando aquilo que procura, mostre a elas a próxima etapa e você terá mais sucesso em seu website criando maiores chances que estes visitantes virem leads e dar um próximo passo a ser um cliente.

Otimização do website

80% dos usuários da internet fazem acesso por um smartphone e os mecanismos estão cada vez mais desempenhados em fazer com que o usuário encontre os websites móveis, ou seja, se seu site não for responsivo, adaptável as novas telas seja um tablete, celular ou netbook provavelmente você está perdendo mercado para o concorrente que está adaptado as novas tecnologias.

Uma forma de ganhar a confiança dos buscadores é ter links do seu site ou blog em sites externos. Faça comentários em blogs do seu nincho, mostre sua autoridade e deixe o seu rastro, coloque um link apontando ao seu site, isso com certeza te trará muitos resultados.

Então, vamos ao passo final, você já definiu as palavras chave baseando em seu persona, criou o conteúdo, otimizou o seu site blog, testou as adaptações as novas telas e agora é hora de promover o seu conteúdo nas mídias sócias e e-mail.

Atualize as mídias sociais, envie e-mails simpáticos, interaja com os blog e participe dos webnários, das reuniões via web de workshop em seu dia a dia.

Você também poderá citar alguns autores de nome no seu mercado e dar créditos a eles, principalmente nas redes sociais onde você poderá marca-los, logo os seus seguidores irão querer ter acesso a este conteúdo.

Faça entrevistas com os fundadores, ou defensores da marca e publique em seu site ou rede social.

Escreva conteúdo onde as pessoas possam expor os eu ponto de vista, deixar comentários. Ter um site com o comentários do Facebook é essencial.

Peça aos sites parceiros para publicar os seus posts e dar crédito a você, comece pelos parceiros que tem na sua cidade, seja um guia comercial regional e até mesmo no guia do seu estado.

guia google

Não se esqueça de cadastrar sua empresa na página de lista do local G+, não paga nada por isso e aumenta muito os seus resultados.  Basta procurar no google por Google meu negócio.

Quanto mais pessoas verem o seu conteúdo mais popular ele ficará e ganhará mais confiança, seja dos buscadores ou dos seus leads.

Outra dica é pedir aos seus clientes que avalie sua empresa no Google, seja pela web ou por alguma aplicação no Smartphone.

Chegamos ao fim deste post. Espero que tenha gostado e que tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Logo abaixo tem um campo onde poderá deixar suas dúvidas ou sugestões para a criação de um novo conteúdo.

Eu irei adorar saber que você deixou seu comentário, mesmo que seja um crítica , será muito importante para esta melhorando!

Forte abraço. Obrigado.

#tevejolanafrente

 

 

Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

Adicionar Comentários