Carlos Rios

Branding e 13 Embalagens surpreendentes no Design

Uma embalagem tem como finalidade armazenar e proteger.  Além destas funções básicas e auxiliares das embalagens, elas desempenham funções junto às empresas e à sociedade. No branding elas são identidades a vitrine do negócio, um veículo de comunicação responsável na decisão compra.

Algumas pessoas dizem que as embalagens ideais são aquelas que podem ser recicladas, usadas para outros fins e até mesmo biodegradáveis. Também concordo com estas opiniões.

Mas ate que este dia chegue, temos muitas embalagens fantásticas circulando no mercado.

Embalagens nota 10 em inovação e elegância

Provável que você conheça a KFC, (Rede de restaurantes fast-food famosa por seus baldes de frango frito, asinhas e acompanhamentos. ), como de costume inovou mais uma vez, criou um copo de café comestível, que foi nomeada como Scoff-ee. A composição é de biscoito, papel de açúcar e chocolate branco.

Para demonstrar o quanto é natural o suco, uma empresa americana desenvolveu uma embalagem, onde o design falava por si só. O conceito da embalagem mostra uma fruta em cima de um copo. Ao invés de colorir a base da garrafa com um efeito impresso, a embalagem da Siya é transparente e permite que as cores naturais do suco demostrem a qualidade do suco.

Gogol Mogol egg  – Para mim esta é uma das mais fantásticas. Esta embalagem foi desenvolvida por uma empresa Russa que é capaz de ferver o ovo e deixa-lo pronto para consumo, 10 minutos assim que você retira o lacre.

Essa de leite ficou muito interessante e se destaca muito com relação as demais, porém ela ocupa muito mais espaço que as demais.

Aqui está uma embalagem reutilizável. Essa embalagem para alguns fazem grande sentido, principalmente para as mamães que ao darem banho nos seus bebês, poderão distraí los com esta embalagem, por ter um formato de um peixinho e até mesmo deixar o banho divertido.

Para facilitar o uso de manteiga descartável, o designer coreano Yeongkeun teve uma ideia simples mas matadora: substituiu a tampa tradicional por uma em formato de faca. Com textura de madeira, a ideia é que o acessório  ajude a espalhar o produto de forma mais prática, afirmou o designer em seu site pessoal. Faixas coloridas para destacar os diferentes sabores de cada pote foram incluídas no protótipo

Não tão inovadora, mas inspiradora, esta sacola.

Esse conceito de caixa de pizza é muito útil, por se tratar de uma questão de higiene.  Dizem que ela irá revolucionar o modo que o Brasileiro come pizza. Particulamente, eu gostei, agora vamos ver se pega.

Já este chicletes será um barato, eu quero um deste. Bem ousada esta embalagem.

Ficou parecendo uma abelha, elegante e sofisticada.

Com formato de pilhas recarregáveis estes recipientes de sal e pimenta deixaria a mesa bem sofisticada.

Esta garrafa de vinho com uma embalagem que se transforma em 2 copos pode ser muito em certos momentos, porém não substitui uma taça.

Não tenho certeza, mas acho que nenhuma outra embalagem de chá pode ser mais charmosa do que essa. A difusão de cores melhorou muito o design.

 

Criar uma embalagem inovadora não é tão simples quanto parece, alguns requisitos devem ser levados em consideração, tal como compreender a fundo o universo do produto e seus objetivos mercadológicos, o mercado, o ponto-de-venda e a concorrência onde ele atua, as características, hábitos e atitudes dos consumidores que ele pretende conquistar e também o processo industrial que precisa ser considerado no projeto.

A embalagem é expressão e atributo do conteúdo. Não podemos desenhá-la sem conhecer profundamente o produto. Assim, as características, a composição do produto, seus diferenciais de qualidade e principais atributos, incluindo seu processo de fabricação precisam ser compreendidos.

Então você provavelmente sabe agora que um design impressionante atrai clientes, mas esses projetos impressionantes são principalmente pequenas modificações do que já existiram há anos. É assim que funciona – você não precisa fazer coisas impressionantes reinventando a roda, mas concentre-se totalmente nos elementos que irão brilhar diante dos olhos do cliente e desencadear sua sensação.

Os projetos acima são interessantes à você?

Quais seus favoritos?

Por hoje é só, lhe deixo aquele forte abraço.

#tevejolanafrente

 

Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

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O que é Branding?

Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

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Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

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