Carlos Rios

7 Ferramentas para Relacionar com o cliente

Talvez você tenha o mesmo problema que muitas empresas: investi alto para levar o cliente até seu produto ou serviço, ele compra, mas não volta a fazer novos negócios com você.
Sua realidade também é essa? Seu problema pode estar em não se relacionar com o cliente

Neste post iremos abordar algumas ferramentas e ações que irá fazer grande diferença na sua taxa de retenção, quando aplicada e logo criar disseminadores fiéis à sua marca.

Conhecer o cliente e posicionar a marca

Se para você, trazer novos clientes para o seu negócio não é nenhum bicho de sete cabeças, as chances de já conhecer o seu cliente são muitas. Identificar pontos tais como: eles chegam até seu produto, os sites que ele encontrou referencia sobre sua empresa, redes sociais que ele está presente, como e onde ele fez a busca (Google, Yahoo, Facebook…) entre outras, é essencial para o sucesso de suas estratégias.

Além destas acima, entender o que o motivou a chegar até você, eu consideraria parte principal do seu “quebra cabeça”, pois desta única resposta terá conteúdo suficiente para atrair mais pessoas para o seu negócio. Comece a compreender o que seus clientes mais valorizam. É escolha? Conveniência? Comunidade? Exclusividade?

Veja só um exemplo:  Tenho um Petshop com hotel para cachorros e a solução que meu produto leva é a forma de tratamento do animal mais o conforto que o dono terá em deixar o bichinho aos meus cuidados.

Então já identifiquei dois pontos que podemos investir para chegar até o consumidor, sendo: Bem estar animal e a tranquilidade para o cliente em deixar o seu animal de estimação em uma hospedagem.

Usando as Ferramentas para relacionar com o cliente

Com as informações, que até mesmo podem ser tratadas como diferenciais, devemos focar nossas campanhas de fidelização e posicionamento da marca, veja algumas ferramentas com custos baixos e até mesmo gratuitas.

  1. Posts nas redes sociais ( Pinterest, Facebook, Instagram, twitter… ), vídeos conferências do ambiente, fotos do seu produto ( com logomarca ), depoimentos, etc…
    Gaste alguns R$ 50 a R$ 100 reais para impulsionar suas publicações e logo aumentar o raio de divulgação.
  1. E-mail marketing

    Use sua base de dados para envio de e-mails informativos ( não vender neste momento ) e relacionar com o cliente. Os mesmos conteúdos que disponibilizou nas suas redes sociais, poderá usá-los também para enviar para quem já é seu cliente, através da comunicação via e-mail. Apenas tome cuidado com a frequência de envio, particularmente envio a cada 10 dias. Você também poderá usar ferramentas para automações destes e-mails criando um funil de conteúdo, aonde o próprio cliente vai passando por fases no funil e recebendo estes conteúdos de forma automática.
    Cartas, Email, Correio, Mão, Deixar, Contato
    Indico-lhe o Mailerlite para as automações, devido a facilidade de uso e por ser gratuito até mil usuários.

  1. Whatsapp

    Todos nós sabemos do potencial que é a ferramenta Whatsapp, então, use-a para engajar sua marca, porém devemos tomar o cuidado de envio para quem não está esperando. Vejo muitas empresas cometendo o erro de adicionar clientes para grupos ou lista de transmissão, sem o cliente ter aceitado participar, isso é uma invasão de privacidade e tem efeito contrário. Para ter o aceito do seu cliente, faça lhe a pergunta através de um formulário, uma newsletter ou até mesmo em uma ligação. Mas a grande sacada é mesmo usá-la para uma comunicação única. Como um feliz aniversário, parabenizar em alguma data como o dia das mães / pais, dia do cliente… Use os recursos do seu aparelho como fotos e vídeos para deixar a mensagem ainda mais completa.

  1. Dê um info-produto 

    Mais uma das opções é criar um e-book com fotos, links para vídeos e um conteúdo rico em conteúdo que solucione os problemas do seu cliente e o disponibilize no seu site ou até mesmo na sua rede social.
    Agregue essa estratégia a um formulário, pois assim poderá coloca-lo em sua lista de envio automatizados de e-mails, e até mesmo saber quem são os clientes interessados no conteúdo que criou no e-book.

  1. Ligue para o seu cliente

    Após alguns dias pós compra para certificar-se que ele está satisfeito e usando o seu produto. Neste momento uma pesquisa de satisfação, caso você não a tenha automatizada pós venda, poderá ser uma mais uma forma de entender o quanto o seu produto ou empresa está preocupada em melhor atende-lo.

  1. Entregue algo além do esperado. 

    Surpreender o cliente com outro benefício que ele não esteja esperando, é de fato uma ótima jogada para criar uma experiência inesquecível da sua empresa.
    Você também pode usar um programa de pontos para fazer a gestão dessas recompensas e relacionar com o cliente. Lembrando que um programa de pontos é uma forma estratégica para obter dados dos seus clientes, tais como:perfil de compras, idade, sexo, telefone, e-mail, tícket médio entre outras informações que podem ser usadas para criar experiencias  para posicionar sua marca na cabeça de seus clientes. 

  2. E para finalizarmos estes tópicos, use o Youtube para gerir seus vídeos e alcançar ainda mais futuros clientes fiéis.

Em resumo

Conheça seus clientes e os trate de forma equitativa construindo um relacionamento frequente, use recompensas para os seus clientes mais fieis, junto as ferramentas para relacionar com o cliente de forma única. Estas pegadas serão uma forma de demonstrar que você está preocupado em sabe se o seu cliente está satisfeito com o seu produto. Temos vários meios gratuitos ou baratos de entender a satisfação do cliente.

Você verá o nível de fidelização do seu cliente vendo a forma que ele interage com você. Nem sempre iremos conseguir tratar todos com a mesma atenção única, então busque os mais fieis e os influenciadores para serem os primeiros disseminadores das suas estratégias.

Mais uma vez, espero que tenha gostado e se este conteúdo foi bom para você ou se também não foi, deixe abaixo o seu comentário, esta é uma forma de me incentivar a continuar escrevendo.

Forte abraço.

#tevejolanafrente

 

Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

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O que é Branding?

Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

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Carlos Rios

Carlos Rios é gerente de contas na empresa Donuz, formado em Administração de Empresas é pós graduado em Marketing Digital.

Sua paixão por Branding começou quando percebeu que no mercado muitas empresas desconhecem do poder que o processo tem de influenciar decisões. Com isso, decidiu contribuir escrevendo suas experiências vividas no dia a dia.

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